Coluna Face Espírita completa 17 anos na Folha da Região

Coluna Face Espírita completa 17 anos na Folha da Região

  

Carolina Marques

Neste mês de maio, a coluna Face Espírita, publicada na Folha da Região semanalmente, na página A2, completa 17 anos.

O primeiro artigo publicado foi em 16 de maio de 2007.

Porém, a história começou em 2006, quando o expositor espírita Alkíndar de Oliveira chamou atenção do jornalista e posteriormente coordenador da coluna Sirlei Nogueira. “Era um seminário no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, em Araçatuba, para o fato de que os espíritas falavam demasiadamente para dentro dos muros. Alkíndar de Oliveira, considerado pelo escritor Augusto Cury um dos mais conceituados professores de comunicação e oratória do País”, lembra.

Na época, a comunidade estava comemorando 24 anos de divulgação e de atuação no Movimento Espírita de Unificação. “Recorro à questão 459 de O Livro dos Espíritos, a primeira obra básica da Codificação Espírita: ‘Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? A resposta: “— Nesse sentido, a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”. Naturalmente, se você permitir. Isso é livre-arbítrio. A Folha da Região aceitou a proposta.”

Ele conta que a iniciativa repercutiu de maneira muito positiva, tanto no jornal quanto na comunidade, em níveis local e regional.

“O Movimento Face Espírita surgiu originariamente com foco em arte. No dia 21 de novembro de 1991 ocorreu formalização da proposta durante o evento Espirarte, realizado na cidade de Tupã, numa promoção do Departamento de Arte da USE-SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo). Quase 16 anos depois, Face Espírita foi direcionada para identificar o espaço de artigos de opinião na Folha de Região. Mas mantém o olhar original.”

O autor com mais artigo publicados na coluna, Antonio Cesar Perri de Carvalho, que também é ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, escritor com mais de 30 livros publicados, diz que a veiculação do pensamento espírita ao longo de 17 anos tem amplo significado. “Representa uma referência ao leitor da Folha da Região para o acesso a análises e informações sobre temas relacionados com Espiritismo e espiritualismo em geral. É um canal de difusão dos princípios espíritas, de registros sobre momentos históricos do Espiritismo – em Araçatuba, no País e no exterior – e das ações e repercussões do movimento espírita em geral. Realmente expõe a “face” do espírita e do Espiritismo”, destaca.

Já a escritora Rita de Cássia Zuim Lavoyer diz que é um exemplo do bem proporcionado por esta coluna. Inicialmente, ela leu um artigo do escritor e colaborador Wellington Balbo que despertou o desejo em publicar também. “Na tentativa de me comunicar com o autor, enviei-lhe um e-mail no endereço que aparecia no final da página; quem o recebeu foi o jornalista Sirlei Nogueira, que o leu e me retornou em seguida, ouviu meus propósitos e me ajudou.”

A partir de então, passou à colaboradora da coluna. Conta que a partir de leituras que fez, aprendeu a desaprender e a começar tudo de novo, com vontade de seguir feliz. “Por aqui, a mensagem não passa em vão. A Coluna Face Espírita não objetiva doutrinação, mas reflexão. A leveza dos textos publicados e o respeito com que as diversidades pelas quais passamos nesta jornada são tratadas podem ajudar os leitores a desenvolverem pensamentos positivos e a provocar-lhes reflexões acerca dos temas apresentados”, finaliza.

Transcrito de:

Seção Vida, Folha da Região, Araçatuba, 30 de maio de 2024. P.5.