Resenha:
“Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente” (*)
Com satisfação lemos o recente livro de autoria de Severino Celestino da Silva. Há anos o companheiro vem se dedicando a estudos sobre o judaísmo e o cristianismo primitivo; autor de várias obras e professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal da Paraíba.
A Introdução é um belo retrospecto, destacando que “o cristianismo é a religião monoteísta com mais adeptos no mundo”. Embora versado em idiomas antigos, o autor discorre de forma simples e agradável sobre momentos marcantes como o episódio do Monte das Oliveiras, as reações dos discípulos após a crucificação, as aparições de Jesus, o Pentecostes, Estêvão como divisor de águas entre o judaísmo e o cristianismo, a conversão de Saulo e os diversos contextos das primeiras comunidades cristãs. Fornece ao final do livro substanciosa lista de referências bibliográficas.
Essas comunidades primitivas do cristianismo foram tratadas pelo autor de forma que reunia seu conhecimento histórico sobre elas com as viagens de estudo, e os contatos com grupos de pesquisa das regiões de Israel, Ásia Menor e Roma. Em algumas viagens conduziu um grupo de interessados em conhecer os episódios que marcaram o início do cristianismo.
O capítulo, muito didático, das diversas aparições do Cristo e o capítulo sobre Pentecostes, fortalecem sobremaneira os princípios da imortalidade da alma e da comunicabilidade dos espíritos.
Evidentemente que as viagens do apóstolo Paulo foram um referencial para os estudos e para a elaboração do livro.
A leitura do livro de Celestino enseja o interesse pelo estudo dos fatos históricos relacionados com figuras marcantes do cristianismo, com destaque para Paulo e seus colaboradores, Maria em Éfeso e para o evangelista João. Surgem também esclarecimentos sobre personagens como Basílio de Cesaréia, são Jorge da Capadócia, Policarpo de Esmirna e outros.
O estilo da escrita e as fotos coloridas de ilustração fornecem ao leitor a sensação que o autor anotou em “Conclusão”: “Foi como participar de um grande filme em nossa tela mental e espiritual”.
Desse capítulo final, transcrevemos trecho do autor:
“Convidamos você, cristão, para juntos tentarmos resgatar a beleza e a cristalinidade do Evangelho de Jesus. Isto só poderá ser conseguido com a prática do Amor, da caridade, da fraternidade e do perdão. Seguir Jesus é viver servindo aos necessitados que nos cercam independente de religião, cor, ou classe social. Sinto ecoar nos meus ouvidos o seu grande ensinamento: ‘Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros’ (João, 13:35). ‘Aquele que quiser tornar-se grande entre vós seja aquele que serve’ (Mateus, 20:26). Vem! O Cristo nos espera. Sigamos ao seu encontro!”
(*) – Silva, Severino Celestino. Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente. 1.ed. João Pessoa: Ed. Ideia, 2014. 286p.
Resenha elaborada por Antonio Cesar Perri de Carvalho – Ex-presidente da FEB e da USE-SP; professor titular aposentado da UNESP.
De: Boletim Notícias do Movimento Espírita: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/27-11-2015.htm |