75 anos da RIE

Corrigindo: título inicial saiu com engano: são 95 e não 75 anos!

95 anos da RIE

Antonio Cesar Perri de Carvalho

No dia 15 de fevereiro de 2020 completou 95 anos de circulação a Revista Internacional de Espiritismo – RIE, publicada mensalmente pela Casa Editora O Clarim, de Matão. Foi fundada por Cairbar Schutel, um marco na divulgação do Espiritismo. Contou com o auxílio moral e material do amigo Luiz Carlos de Oliveira Borges. Surgiu como publicação mensal dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas.

A RIE desde os tempos iniciais divulgou textos de autoria de lideranças espíritas de várias partes do mundo. Cairbar Schutel mantinha correspondência com Léon Denis, Gabriel Delanne, Oliver Lodge e outros luminares dos estudos e pesquisas espíritas. Tradicionalmente traz uma entrevista sobre tema significativo e artigos de autoria de um grande número de colaboradores de várias partes do Brasil e uma síntese de notícias. Em nossos dias a página eletrônica de O Clarim pontualmente no primeiro dia de cada mês traz as informações sobre a nova edição da RIE: estampa a capa, a relação de matérias e reproduz uma delas.

Cairbar de Souza Schutel (1868-1938) foi destacado cidadão radicado em Matão (SP), tendo atuado como farmacêutico, primeiro Prefeito Municipal da cidade, histórico pioneiro e divulgador espírita. Conquistou o respeito da população da cidade e região. Era conhecido com o título de "O Pai dos Pobres", pelo fato de doar remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes. Superou muitas perseguições de natureza religiosa.

Em 1905 fundou o Centro Espírita Amantes da Pobreza e o jornal O Clarim. Editou dezenas de livros e foi autor de outro tanto. Entre 1936 e 1937, proferiu aos domingos, as conhecidas quinze "Conferências Radiofônicas", através da Rádio Cultura PRD—4, de Araraquara, publicadas em livro. Representantes de O Clarim viajavam pelo interior do Estado de São Paulo para propagação do Espiritismo e divulgação dos livros e periódicos editados em Matão.

Atuou em campanhas pelo Estado Leigo, criou entidade que pode ser considerada predecessora de ações de união para o Estado de São Paulo, e iniciou a sistemática de divulgação sobre imortalidade da alma por ocasião do dia de finados. Esteve presente em reunião da Semana Metapsíquica de São Paulo em 31 de março de 1937, oportunidade em que conheceu pessoalmente Chico Xavier e ocorreu uma célebre psicografia especular em inglês, assinada por Emmanuel, por intermédio do médium mineiro.

Uma das frases de sua autoria tornou-se célebre e está registrada na lápide em seu túmulo: "Vivi, vivo e viverei porque sou imortal".

Ao lado do Centro e Casa Editora O Clarim, em Matão, há um importante Memorial contendo ricas informações e objetos que pertenceram à estas Entidades e a Cairbar Schutel. Há vários livros biográficos sobre Cairbar Schutel editados por O Clarim.

Informações (copie e cole):

https://www.oclarim.com.br/