Yvonne Pereira – orientadora sempre atual e necessária
Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)
A convite do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, desenvolvemos um estudo sobre mediunidade com base nos capítulos VI e VII do portentoso livro Memórias de um suicida, do espírito Camilo Cândido Botelho, psicografado por Yvonne Pereira. O tema central é o atendimento de espíritos suicidas prestado pelo Instituto Correcional Maria de Nazaré no Mundo Espiritual e a atuação da Legião dos Servos de Maria.
Nos capítulos citados o autor espiritual focaliza as relações do Instituto e da Legião com agremiações de estudo e experiências mediúnicas. Os depoimentos do autor – o destacado escritor luso Camilo Castelo Branco -, mas utilizando um pseudônimo, se desdobram em profundos e oportunos esclarecimentos. Quantos cuidados, amor e dedicação por parte da Legião junto ao centro espírita que serviu de base para os atendimentos fraternos!
Em função da preparação de nosso estudo, fizemos uma autêntica viagem no tempo, relembrando episódios da vida missionária de Yvonne Pereira e de momentos que vivemos na relação com sua obra e pessoa. Temos conhecimentos das dificuldades que a médium enfrentou para a publicação do livro Memórias de um suicida, que veio a lume em 1954, anos após a conclusão.
Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984) sempre nos suscitou admiração pelos seus exemplos de vida, pela sua obra mediúnica, culminando com o privilégio de a conhecermos em janeiro de 1977, juntamente com a esposa Célia, em seu lar no Rio de Janeiro, onde residia com a irmã Amália Pereira Lourenço, levados pelo amigo comum Altivo Pamphiro, então presidente do Centro Espírita Léon Denis, da mesma cidade. Aliás, no Centro citado havia a colaboração de uma sobrinha de Yvonne, juntamente com o esposo. No nosso histórico encontro desenvolveu-se um diálogo muito instrutivo e esclarecedor. Em parte sobre alguns fatos já anteriormente registrados em Devassando o invisível, e outros episódios mais detalhadamente relatados por ela, pouco tempo depois, na revista Reformador, utilizando o pseudônimo de Frederico Francisco.
Yvonne manteve amizade, muitos contatos e correspondência com Chico Xavier. Durante uma longa fase de sua vida fazia palestras. Nos livros, palestras e diálogos era lídima defensora das obras de Allan Kardec e das ações simples. Dezenas de luminares espirituais se manifestaram pela sua mediunidade, mas Bezerra de Menezes era um orientador constante e inclusive no receituário homeopático.
Em atividades como diretor da FEB, tivemos a oportunidade de visitar e desenvolver trabalhos doutrinários em cidades fluminenses em junho de 2010, juntamente com Edmar Cabral Jr. (da equipe da secretaria geral do CFN da FEB) e acompanhados pelo diretor do CEERJ Humberto Portugal e proferimos palestra alusiva aos 124 anos do Grêmio Espírita da Beneficência, em Barra do Piraí (RJ), onde ela atuou e há um pequenino museu. Já liberado de encargos na FEB, em agosto de 2016, a convite do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Niterói, integramos a Caravana Yvonne Pereira, coordenada por Hélio Ribeiro, e proferimos palestras sobre a obra da médium, em várias cidades: Niterói, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí e Valença.
Sempre fomos admirador da vida e dos livros mediúnicos de Yvonne Pereira. Alguns livros por ela redigidos estavam “perdidos”. Graças à compreensão da família dela, a intercessão e o apoio do então diretor da FEB Affonso Soares – esperantista e amigo de Yvonne -, foi possível recuperar e publicar nos anos 2013 e 2014, durante nossa gestão na FEB (*), quatro volumes inéditos da dedicada médium – A família espírita, Evangelho aos simples, As três revelações, Contos amigos -, que constituem uma série de obras voltada à família, a crianças e jovens e à reunião do Evangelho no lar. Esses livros foram elaborados pela médium entre 1964 e 1971 e contam com orientação e mensagens de Bezerra de Menezes.
O conjunto dessas quatro obras de Yvonne A. Pereira constitui um formidável repositório para utilização em várias situações da difusão dos princípios espíritas, facilmente adaptáveis para diversas faixas etárias e sociais e se enquadrando em distintos contextos para o ensino espírita. Essas obras de Yvonne podem servir de roteiro ou texto básico não apenas para as reuniões com crianças e adolescentes e de Evangelho no lar, mas também em reuniões com adultos, notadamente em ambientes cujo público alvo seja constituído de pessoas mais simples.
Os livros mediúnicos de Yvonne Pereira devem merecer mais atenção, difusão e estudo no movimento espírita!
(*) – O autor foi presidente interino da FEB -2012/2013- e presidente – 2013/2015.