Kardec. A história por trás do filme

Resenha

Kardec. A história por trás do filme

Durante a exibição do filme “Kardec” foi lançado o livro Kardec. A história por trás do filme, de autoria de Wagner de Assis, diretor e roteirista do filme, e Marcel Souto Maior, autor da obra Kardec (Editora Record, 2013) em que o filme se fundamenta.

O livro tem Introdução por Eliana Soárez, produtora do filme, e depois se desenvolve em três partes.

Na Parte 1, Wagner de Assis discorre sobre “Da ideia à tela” com significativos depoimentos e até emocionados sobre o projeto e a execução do filme. Como se reproduz cenas de época – o século XIX – mostra os preparativos e adequações para cenas que foram filmadas em Paris e em ambientes antigos do Rio de Janeiro. Inclui muitas fotos coloridas sobre as filmagens.

Na Parte 2, Marcel Souto Maior tece considerações sobre sua visão jornalística sobre o Codificador, tratando do tema “De Rivail a Kardec: A saga de uma transformação”. Focaliza aspectos humanos de Kardec e os grandes desafios que enfrentou.

Na Parte 3, os dois co-autores trocam entrevistas entre si. Wagner focaliza o filme e Marcel destaca seu trabalho na elaboração de sua biografia mais jornalística sobre Kardec e a sensação de agora contar com o filme sobre seu livro. Ambos apresentam suas visões sobre o Codificador.

Todavia, o livro não traz esclarecimentos sobre algumas cenas que geram dúvidas nos espíritas. De passagem, Wagner comenta que empregou algumas “licenças dramáticas”.

O novo livro contribui para os estudos e reflexões sobre a vida e obra de Allan Kardec.

(Assis, Wagner; Souto Maior, Marcel. Kardec. A história por trás do filme. 1.ed. Rio de Janeiro: Record. 2019. 138p.)