A pioneira espírita britânica Janet Duncan
Antonio Cesar Perri de Carvalho
Janet Duncan (1928-2026) fundou a primeira instituição espírita na Inglaterra, o Allan Kardec Study Group, em 1983.
Antes desse Centro pioneiro fundado por Janet Duncan em Londres, existiam as tradicionais “Spiritualists Churches”, ligadas à histórica “Spiritualist Association of Great Britain”, editora de vários livros sobre fatos espirituais e do jornal “Psychic News”, e, a “Society for Psychical Research” que reuniu acadêmicos e pesquisadores para a pesquisa de fatos espirituais.
Foi essa realidade que constatamos em viagens à Inglaterra em 1971 e 1973.1,2
Janet conheceu o espiritismo no período em que residiu em São Paulo, em atividades profissionais. Foi colaboradora do Grupo Espírita Batuíra, e, visitou várias vezes Chico Xavier. Ao retornar ao seu país. fundou o citado centro em Londres e criou a Allan Kardec Publishing Ltd, que editou em inglês os livros Agenda cristã, Nosso lar e O evangelho segundo o espiritismo.
Conhecemos pessoalmente Janet durante o 1o Congresso Espírita Internacional, realizado em Brasília em outubro de 1989.1,3
De 18 a 20 de outubro de 1991, realizou-se em São Paulo o Congresso Espírita Internacional – FEESPIRITA 91, no qual participaram muitos representantes do movimento espírita da Espanha, França, Bélgica, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Janet Duncan do Reino Unido.1,3
Como presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo participamos desse Congresso em São Paulo e das reuniões dos visitantes estrangeiros que preparavam a criação de um Órgão Internacional, com o apoio da FEB. Naquela oportunidade, oferecemos um jantar de confraternização aos visitantes, na da sede da USE-SP.
Como desdobramento de reuniões realizadas em Liège e em São Paulo, foi fundado o Conselho Espírita Internacional, durante Congresso Espírita Espanhol-CEI, em Madrid, em novembro de 1992. Na fundação do CEI estavam presentes nove países, sendo Janet Duncan representante do Reino Unido.3
Estivemos com Janet em vários Congressos e eventos promovidos pelo CEI. No período de 30 de março a 1o de abril de 2001 comparecemos ao 4o Encontro da Coordenadoria de Apoio ao Movimento Espírita da Europa, efetivado em Berlim (Alemanha). A reunião foi presidida por Roger Perez (da França) que era o coordenador deste órgão regional do Conselho Espírita Internacional. Estavam presentes representantes da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido, e alguns membros da Comissão Executiva do CEI. Comparecemos como representante de Nestor João Masotti, secretário geral do CEI – que não pode comparecer porque havia sido eleito presidente da FEB havia 15 dias -, e com a tarefa de lançar La revue spirite, que passava a ser editada pelo CEI, o exemplar do 2o Trimestre de 2001, impressa na Casa Editora O Clarim.1,3
Nesse evento de Berlim aconteceu um fato histórico com o depoimento pessoal que nos fez Janet Duncan, representando o Reino Unido. Repentinamente ela nos confidenciou que se preparou psicologicamente, fez muitas preces antes de viajar a Berlim, comentando conosco sobre um trauma que viveu há muitos anos. Na condição de britânica nascida em 1928, como adolescente viveu os momentos terríveis da 2a Grande Guerra e os efeitos dos bombardeios aéreos praticados pelo regime nazista em Londres e outras cidades de seu país. Em maio de 1945 ela participou exultante com familiares das comemorações do final da Guerra, sendo inesquecível a cena do aparecimento do Rei Jorge VI, seus familiares e Winston Churchill, na sacada do Palácio de Buckingham. Passados mais de cinco décadas ela estava na cidade que havia simbolizado o grande risco ao seu país. Agora como espírita, rendia graças a Deus porque ela vinha a Berlim superando as cismas do passado, em paz e em tarefa de apoio ao movimento espírita.1
Desdobraram-se outros encontros com Janet juntamente com nossa esposa Célia e a visitamos em várias oportunidades. Extrapolando a formalidade britânica, fomos convidados duas vezes para o tradicional chá em sua residência. Até ela nos relatou sobre ramo escocês de sua família e mostrou-nos fotos antigas, e, também comentou sobre as transformações do bairro tradicional em que residia em Londres, após a chegada de imigrantes.
Em abril de 2005, juntamente com Nestor Masotti, desenvolvemos um seminário e acompanhamos em Londres a reunião em que se definia a alteração da entidade representativa do Reino Unido junto ao CEI. Desde a fundação do CEI, o Reino Unido foi representado pelo Allan Kardec Study Group, fundado e representado pela pioneira Janet Duncan. Com o aparecimento de novos centros e a fundação da British Union of Spiritist Societies (BUSS) a definição interna para a alteração da representação britânica junto ao CEI aconteceu em reunião que presenciamos naquela oportunidade. Ocorreram outros eventos em Londres e diversos países onde nos encontramos com Janet.3
Mesmo não mais representando o Reino Unido Janet Duncan prosseguiu em atividades no Allan Kardec Study Group e no início de 2020 teve editado pelo British Union of Spiritist Societies, sua tradução para o inglês da obra O evangelho segundo o espiritismo.
Com respeito e admiração tivemos amizade com Janet Duncan.
Por ocasião de sua desencarnação em Londres no dia 07/01/2026, Janet deixa um legado de muitos esforços, renúncias e dedicação ao movimento espírita: autêntica pioneira do espiritismo no Reino Unido!
Referências:
1) Carvalho, Antonio Cesar Perri; Kempf, Charles; Rossi. Elsa. Movimento espírita internacional. Origens, ideais e experiências. São Paulo: CCDPE-SP. 2025. 246p.
2) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Anotações de viagem. Revista internacional de espiritismo. Dezembro de 1973, p.327-330.
3) Carvalho, Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação. 2021. 632p.



