Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências – Comentários iniciais

Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências – Comentários iniciais

Os autores atuaram como dirigentes de instituições, de entidades federativas nacionais e do Conselho Espírita Internacional. Essa obra reúne depoimentos e informações fundamentadas em documentos e registros fotográficos sobre a vivência de Kempf, Elsa e Perri, em momentos prévios e principalmente durante o desenvolvimento do Conselho Espírita Internacional nas gestões de Nestor João Masotti e de Charles Kempf como secretários-gerais do CEI.

Em função dessas vivências, fazem análises, reflexões e apresentam ideias para se repensar o movimento espírita de forma diferente, tirando as lições do passado para construir um futuro melhor.

De trechos de prefácios:

“A história do Movimento Espírita Internacional é, acima de tudo, a história da perseverança de ideais universais que transcendem fronteiras, idiomas e culturas. Desde os primeiros passos da codificação espírita, Allan Kardec acentuou a vocação do espiritismo para a universalidade, firmando-o como uma doutrina destinada ao progresso moral e intelectual de toda a humanidade. Este livro, Movimento Espírita Internacional: origens, ideais, experiências, apresenta-se como um testemunho eloquente dessa vocação. Sob a escrita lúcida e serena de Charles Kempf, Elsa Rossi e Antonio Cesar Perri de Carvalho, somos conduzidos através das origens, dos princípios e das experiências que moldaram o esforço de união entre os espíritas de diversos países, culminando na criação do Conselho Espírita Internacional, em 1992. […] Cada experiência relatada neste livro ilumina a certeza de que a missão espírita é coletiva, progressiva e fundamentada no amor pela verdade. A unidade de princípios, a diversidade de expressões e a convergência moral dos espíritas são os alicerces sobre os quais se edifica, com perseverança, o Movimento Espírita em escala planetária. Esta obra, portanto, é mais do que um registro de fatos; é um convite a todos nós, espíritas de diferentes origens, para que, inspira dos pela universalidade do ensino dos Espíritos e pela grandeza do ideal kardequiano, continuemos na edificação de uma comunidade internacional, baseada no estudo, na caridade e na fé raciocinada.” – Júlia Nezu de Oliveira.

“Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que o objetivo deste livro não é recriminar ninguém. Pretende, acima de tudo, ser um compêndio histórico do trabalho realizado por nossos antecessores e por aqueles que os seguiram no trabalho de unificação do Movi mento Espírita em nível mundial. […] É claro que ainda levará muito tempo até que tenhamos um Movimento Espírita unido, porque não esqueçamos, ele é composto apenas pela soma de todos os humanos que somos e que aderem às ideias da filosofia. Existem muitas vias, caminhos variados. Muitas vezes perdemos o rumo, hoje ainda, mas tenho certeza de que um dia construiremos um mundo melhor. Obrigado aos autores deste livro por me permitirem me expressar! Jean Paul Évrard.”

Alguns dos comentários iniciais:

C. Reis: "Excelente. Tive o privilégio de conviver com Nestor. Participar de algumas ações do Conselho, ver os esforços de Elsa, Charles e a, sua generosa participação. Conheci Jean Paul e muitos bons e dedicados companheiros. Acompanhei as questões ligadas à Revista Espírita, viajamos juntos com Roger. Também gostei de suas considerações a respeito das atualidades, das mudanças na legislação, nas questões tecnológicas que envolvem as atividades das casas espíritas. Parabéns pela Excelente apresentação. Muito obrigado "

L.Rocha: "Gratidão Professor pela abordagem e exemplos citados, sempre nos enriquecendo, nos ofertando conhecimentos tão oportunos".

O.M.Filho: "Parabéns por mais esse trabalho".

N. Guimarães: "Parabéns!"

Em redes sociais, vários com o sinal: 👍👍👍

Informações sobre o livro (copie e cole): https://ccdpe.org.br/produto/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias/