Mansão do Caminho – homenagens a Divaldo

Mansão do Caminho – homenagens a Divaldo

                 

Homenagem do presidente da Mansão do Caminho no sepultamento de Divaldo

Hoje, o silêncio da saudade cobre a Terra com um véu de reverência. O céu, porém, resplandece em festa. Um ser espiritual de altíssima grandeza voltou à sua origem. Divaldo Franco, o médium, o orador, o educador de almas, regressou à Pátria Espiritual. E nós, de olhos marejados, inclinamos nossa fronte em gratidão e respeito.
Divaldo Franco não é apenas um nome. É verbo em ação. […] Como um jardineiro celeste, ele lançou sementes de esperança sobre os corações ressequidos pelo sofrimento, e em muitos locais onde antes só pujava a dor, nasceram jardins de esperança e paz.
Nascido em Feira de Santana, tornou-se filho do mundo. Em cada canto por onde passou, deixou pegadas de luz. Com mais de 20 mil palestras, em mais de 70 nações, a sua voz, límpida e fraterna, ecoou por décadas, como uma harpa sutil a repetir os acordes do Evangelho. Não apenas falou do Cristo, viveu-O.
Fundador da Mansão do Caminho, Divaldo edificou mais que paredes: construiu lares onde o amor era o alicerce, a educação o telhado, e a dignidade humana o mobiliário sagrado. Ali, mais de 650 filhos encontraram não apenas teto, mas colo, nome, rumo. E atualmente mais de 5 mil famílias são acolhidas por meio da educação, saúde e assistência social.
Não apenas explicou o Espiritismo, ele o encarnou em si mesmo. […] Com disciplina férrea, fidelidade irrestrita e ternura inexcedível, acolheu os filhos do Calvário: os famintos de pão e os famintos de alma. E ainda encontrou tempo para fundar o Movimento Você e a Paz, ofertando à Terra uma trilha de harmonia em meio ao caos. […]
Sim, sua voz não ecoará em auditórios, como estávamos acostumados. Mas ressoa na consciência de cada um de nós. […] Chamá-lo de “Semeador de Estrelas” não é metáfora, é retrato; pois por onde passou, acendeu luminescências. E agora, sob o céu do Infinito, ele é mais uma estrela entre tantas que mesmo ajudou a nascer. Cabe a nós agora cultivar essas sementes. A continuar a obra.
As estrelas que semeaste cuidarão da tua seara.
Até logo, Divaldo! Gratidão!
(Trechos do pronunciamento de Mário Sérgio Almeida, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção, realizado durante o sepultamento de Divaldo Franco em 15 de maio).


000
Depoimento do presidente da Mansão do Caminho sobre os momentos do falecimento


O depoimento do presidente da Mansão do Caminho, Mário Sérgio Almeida, nos toca profundamente ao relatar o momento da passagem de Divaldo Franco:
“Em clima de paz e serenidade, como viveu toda sua existência, Divaldo se despediu do plano terreno deixando um legado de amor, caridade e luz que continuará vivo em cada coração tocado por sua palavra e exemplo”.

Mário Sérgio destacou a tranquilidade do ambiente, a fé presente, e a certeza de que Divaldo estava sendo acolhido pelos bons Espíritos, pela espiritualidade amiga que sempre o acompanhou:
“Um momento de emoção, sim, mas também de gratidão, por tudo que esse grande missionário realizou ao longo de quase um século de dedicação ao bem.
A Mansão do Caminho permanece, firme em sua missão, agora com a responsabilidade de manter viva a chama do Evangelho exemplificado por Divaldo. Ele não foi embora, apenas retornou à pátria espiritual para continuar trabalhando na seara do Cristo, com ainda mais luz e liberdade.
Que possamos seguir seus ensinamentos, amando mais, julgando menos, praticando o bem e servindo com alegria. A vida continua, e Divaldo segue conosco, agora ainda mais presente no coração de todos que o amam”.

 

000
Nota da Mansão do Caminho


Retornou hoje à Pátria Espiritual, às 21h45, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo.
O velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, do dia 14 de maio (quarta-feira). O sepultamento ocorrerá na quinta-feira seguinte, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.
Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana, na Bahia, Divaldo foi responsável por mais de 20 mil conferências, realizadas em mais de 2.500 cidades e 71 países ao redor do mundo. Com mais de 260 obras publicadas e mais de 10 milhões de exemplares vendidos, ele deixou um legado literário espírita que abrange mais de 200 autores espirituais nos mais diversos temas e gêneros textuais. Suas obras, traduzidas para 17 idiomas, continuam a iluminar o caminho de milhões de pessoas com consolo, esperança e espiritualidade. Médium missionário e multifacetado, Divaldo se tornou um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade.
Fundou, ao lado de Nilson de Souza Pereira (desencarnado em 2013), o Centro Espírita Caminho da Redenção (1947) e a Mansão do Caminho (1952), que hoje constituem um admirável complexo educacional e socioassistencial, com 44 edificações, distribuídas em ruas, bosques e lago, em que são atendidas, diariamente, mais de 5 mil pessoas – crianças, jovens, adultos, idosos – que procuram ajuda material, educacional e espiritual. Tio Divaldo, como carinhosamente é chamado, foi também um pai e educador incansável, tendo adotado mais de 650 filhos, que cresceram nas antigas casas-lares da Mansão do Caminho. Por tudo isso, recebeu mais de 800 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, pela sua total doação às causas humanitárias.
Decerto que a Pátria maior está em festa pelo regresso de um nobre irmão que cumpriu exitosamente a sua missão, e que agora fortalecerá a egrégora de benfeitores espirituais que acolhem e ajudam o mundo.
Até logo, Semeador de Estrelas! Seu exemplo de luz e amor guiará nossos passos para sempre!

(14/05/25)

000

Escola Jesus Cristo da Mansão do Caminho


É com profundo pesar e imensa reverência que comunicamos o desencarne de Divaldo Pereira Franco, fundador da Escola Jesus Cristo, primeiro pilar educacional de sua obra de amor e caridade.
Em respeito à memória de nosso querido mentor e como sinal de luto e gratidão, as atividades da Escola Jesus Cristo estarão suspensas nos próximos dois dias, para que toda a comunidade escolar possa prestar suas homenagens, refletir e acolher esse momento de despedida com serenidade.
Convidamos a todos para que unam-se em vibrações de paz, preces e gratidão, celebrando a vida de um espírito que tanto fez pelo próximo e que agora segue sua jornada entre os luminares do bem.
Direção da Escola Jesus Cristo (14/05/25);

DE (copie e cole):

https://www.facebook.com/MansaoDoCaminho