Divaldo – exemplo de superações

Divaldo – exemplo de superações

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Dia 05 de maio Divaldo Pereira Franco completa 98 anos. Nos últimos meses tem passado por algumas situações complexas de saúde, mas tem superado e se mostra otimista.

Até final de outubro passado manteve um ritmo incansável na difusão espírita, apesar dos limites de enfermidades e da idade, superando desafios.

Ao longo muitas décadas acompanhamos momentos da trajetória de Divaldo incluindo muitas dificuldades seguidas de superações.

Desde 1962 mantemos amizade com Divaldo, quando o conhecemos em visita que ele fez à Instituição Nosso Lar em Araçatuba, durante sua atuação em evento jovem interestadual.

Nessa cidade nossa genitora e em nosso lar, hospedamos durante 30 anos o amigo visitante. Recebeu o título de “Cidadão Araçatubense” em 1984, e, três anos depois lançou o livro Em Louvor à Vida (Ed. LEAL), como psicógrafo do espírito Lourival Perri Chefaly e em parceria conosco.
Entre 1978 e 1980 presenciamos reencontros históricos de Divaldo com Chico Xavier, em Uberaba.
Em nossa memória desfilam panoramas sobre inúmeros encontros que mantivemos com o orador ao longo dessas décadas, nas regiões do Brasil e em diversos países.

Em nossa gestão como presidente da Federação Espírita Brasileira, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (novembro de 2014), ocorreram várias atividades com Divaldo: palestras, promoção do “Movimento Você e Paz” em solenidade no plenário da Câmara dos Deputados, e inauguração de Exposição sobre a Mansão do Caminho e a obra de Divaldo no Espaço Cultural na sede FEB em Brasília.

Até sua recente enfermidade, mantivemos continuados contatos, em trocas de e-mails, ele sempre fraterno e atencioso.

Eis alguns, como o e-mail de Divaldo em 2020:

“[…] Tenho prosseguido com destemor e fiel a Jesus-Kardec. […] Sou muito grato a você e família que me receberam desde jovem até hoje.” Em outra mensagem: “[…] Naquele lindo tempo éramos muito felizes. […] Sigamos, erguendo o mundo novo.” Em e-mail do mesmo ano: “Carinho à amada família.”

Sobre nosso livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Ed.Cocriação, 2021), que conta com um prefácio dele: “Acabo de ler o seu maravilhoso trabalho sobre nossa longa e abençoada convivência. Não pude deixar de chorar. […] sobrevivemos e continuamos”.

Em 2024, Divaldo comentou os recentes: nosso livro Leopoldo Cirne. Vida e propostas por um mundo melhor (Ed.Cocriação/CCDPE) e o filme “Benedita Fernandes. Legado da Superação”, produzido por Sirlei Nogueira. Divaldo é personagem convidado do filme e tem mensagens psicografadas, do espírito Benedita, incluídas no nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade (Ed.Cocriação), base para o enredo do filme.

Ainda em outubro de 2024 informou-nos em e-mail que estaria presente na exibição do filme sobre Benedita “embora a saúde insegura”.

Pouco tempo depois, quando estivemos na Mansão do Caminho em novembro de 2024, para apresentação e palestra sobre o filme “Benedita Fernandes – legado da superação”, ele se encontrava internado em hospital, mas deixou tudo programado e contamos com excelente recepção e apoio do presidente da Mansão do Caminho e da TV Mansão do Caminho. Divaldo é participante do citado filme.

Em nossas lembranças há instantes proveitosos e alegres na convivência com Divaldo, desde os tempos de Araçatuba e em inúmeros locais do país e do exterior, momentos significativos e inspiradores para a prática espírita, estímulo ao bem e à paz!

A Divaldo, nossas homenagens pelo seu natalício!