Reflexões espíritas sobre a frase registrada em azulejos

Reflexões espíritas sobre a frase registrada em azulejos

"Nasci com a viagem marcada. Para quando ainda não sei. Do que tenho não levo nada, só levo aquilo que dei".

 

“Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo” (Atos 2, 28).

000

“Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20, 35).

000

“Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe,…” – Oração de Francisco de Assis.

000

“Se não sabeis restituir, não tendes o direito de pedir, e lembrai-vos de que aquele que dá aos pobres, salda a dívida que contraiu com Deus. (Allan Kardec. O evangelho segundo espiritismo. Cap. XVI, mensagem de Lacordaire)”.

000

“— Não terei cumprido, assim, os preceitos de Jesus? O interpelado, porém, aclarou, triste: … é preciso pensar. Segundo o Evangelho, bem-aventurado é aquele que dá com alegria. Mas, realmente, você não deu. Suas anotações não deixam margem a qualquer dúvida. Você simplesmente deixou. Deixou, porque não podia trazer”. (Irmão X/FCX, Contos e apólogos. Cap. 27)

000

“A seguinte comparação é de molde a tornar compreensíveis as peripécias da vida da alma: Suponhamos uma estrada longa, em cuja extensão se encontram, de distância em distância, mas com intervalos desiguais, florestas que se tem de atravessar e, à entrada de cada uma, a estrada, larga e magnífica, se interrompe, para só continuar à saída. […] A estrada finaliza no cume de uma montanha altíssima, donde ele descortina todo o caminho que percorreu desde o ponto de partida. […]Diz-lhe então um ancião: — Meu filho, eis-te chegado ao termo da viagem, […] Vês daqui grande número de viajantes na estrada que percorreste e que, como tu, correm o risco de transviar-se; tens experiência, nada mais temas: vai-lhes ao encontro e procura com teus conselhos guiá-los, a fim de que cheguem depressa” (Allan Kardec. Obras póstumas. Cap. O caminho da vida).

000

“A reencarnação é o meio, a educação divina é o fim” (André Luiz/FCX. Missionários da luz. Cap. 12).

(Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier-GEECX)