Livraria Espírita de Araçatuba em nova sede
Antonio Cesar Perri de Carvalho
A Livraria Espírita Rolando Perri Cefaly, de Araçatuba (SP), conta com nova sede, inaugurada no dia 02 de março de 2024.
Trata-se de dependência vinculada à Instituição Nosso Lar que funciona naquela cidade desde 1961. Essa Instituição, fundada por Rolando Perri Cefaly, Emília Santos e Josefina Perri Cefaly de Carvalho, foi se desdobrando em outras atividades e dependências.
Em novembro de 1972 foi inaugurado o Centro Espírita Luz e Fraternidade, que passou a ser o núcleo doutrinário, implementando reuniões e cursos diversificados. Naquela época éramos um dos integrantes da diretoria de Nosso Lar e responsável pela programação doutrinária do novo Centro.
Com o crescente público que passou a frequentar as suas reuniões, montamos um simples ponto de venda de livros espíritas numa saleta localizada antes do acesso ao salão das reuniões públicas. Tudo muito simples e retirávamos livros com a Rosa Protetti, dirigente do Centro Espírita Bezerra de Menezes que, na época era o único local que comercializava os livros espíritas na cidade.
Como houve interesse, a diretoria do “Luz e Fraternidade” passou a comprar os livros diretamente de Livrarias/editoras. Tio Rolandinho adquiriu uma casa na rua Pereira Barreto e reformou-a para instalar a Livraria. Foi inaugurada no dia 17 de maio de 1980.
Logo depois, o Clube do Livro Espírita da UNIMEA (hoje USE de Araçatuba), passou a utilizar o espaço para depósito e referência. Os sócios do Clube recebiam os livros em casa, mas também podiam retirar o livro do mês na livraria.
Nos 15 anos iniciais de funcionamento, a Livraria funcionava como uma distribuidora e atendia encomendas dos centros da região. Aliás, naquela época era um dos poucos locais públicos para venda de livros espíritas em toda a região noroeste.
Na sequência, Rolandinho conseguiu autorização para montar um stand metálico/banca do livro na praça Rui Barbosa. Foi confeccionada nas oficinas da família Pagan, usando modelo que existia na época para as Bancas do Livro Espírita, divulgada por O Clarim, de Matão. À vista do movimento e interesse do público, Rolandinho obteve autorização, junto à governança municipal, para construir um quiosque na praça Rui Barbosa.
A Livraria que funcionou durante 43 anos na principal avenida de acesso ao centro da cidade, também transformou-se num ponto para diálogos fraternos, momentos de confraternização e de lançamentos de livros.
Agora, face a alterações imobiliárias naquela região, houve a negociação que redundou na mudança para um outro local, à rua Tabajaras, 256. A inauguração da nova sede da Livraria, aconteceu com nossa presença para lançamento de nosso livro Leopoldo Cirne. Vida e propostas por um mundo melhor, edição conjunta da Cocriação (de Araçatuba) e do CCDPE (de São Paulo).