25 ANOS DO CLUBE DA VOVÓ FELIZ DA INSTITUIÇÃO NOSSO LAR
Paulo Sérgio Perri de Carvalho (*)
A Instituição Nosso Lar foi fundada em Araçatuba no ano de 1960 com a finalidade de abrigar transitoriamente famílias necessitadas e para centralizar tarefas assistenciais que eram desenvolvidas por D. Emília Santos e Rolando Perri Cefaly (tio Rolandinho).
Desde os seus primórdios, o pensamento de promoção social das pessoas que recorriam à Instituição foi marcante. Assim, além do atendimento às necessidades das famílias, eram desenvolvidas atividades de promoção que iam desde a construção de casinhas em mutirão até, posteriormente, atividades de corte e costura, bordado, artesanato, confecção de enxoval para gestantes sendo estas últimas atividades desenvolvidas durante a semana pelas pessoas assistidas e coordenadas por inúmeras voluntárias.
Destas atividades, as peças confeccionadas eram expostas e vendidas no tradicional Bazar Beneficente. Acompanhando de perto estas atividades, Josefina Perri Cefaly de Carvalho (tia Bebé), Vice-presidente e posteriormente Presidente da Instituição, cria o Clube da Vovó Feliz em fevereiro de 1999 que tinha por objetivo reunir as pessoas idosas em uma tarde da semana para desenvolverem terapias ocupacionais com as atividades de artesanato, pintura e outros trabalhos manuais além de receberem a orientação médica e psicológica quando necessário como também de alfabetização. A ideia da criação desta atividade foi devido a preocupação que Bebé tinha com relação as idosas que frequentavam a Instituição para que elas fossem valorizadas como seres humanos e tivessem uma atenção especial e com isso melhorassem até mesmo sua auto-estima pela possibilidade de aprender e aplicar algo que poderia ser útil para suas vidas.
Todas as atividades do Clube da Vovó Feliz iniciavam-se e ainda são iniciadas com uma palestra sobre os ensinamentos morais do Cristo e é reservada uma data em cada mês para se comemorar os aniversários das avós. Todas as atividades desenvolvidas ao longo destes 25 anos tiveram a participação de pessoas que voluntariamente doaram uma parte de si para que houvesse um pouco de alegria nos corações das vovós. Para não ser traído pela memória, estas pessoas não serão nominadas, mas que todas elas possam receber a gratidão da Instituição Nosso Lar.
A tia Bebé desencarnou em setembro de 2003 e como homenagem a ela por sua dedicação a esta atividade o Clube da Vovó passou a se chamar Clube da Vovó Feliz Josefina Perri Cefaly de Carvalho, tia Bebé.
Parafraseando Camille Flamarion que em maio de 1869 discursou no sepultamento de Allan Kardec, podemos dizer: “Já não existem muitas pessoas que iniciaram o Clube da Vovó em 1999 mas a lembrança do trabalho inicialmente desenvolvido estará sempre com as pessoas que continuam o trabalho que por si será sempre respeitado. Na Terra, a obra substituirá os obreiros de outrora e que continuam a orientar espiritualmente e a dar forças e estímulo para que o trabalho continue!”
(*) Vice-Presidente da Instituição Nosso Lar.
(Publicado em: Folha da Região. Araçatuba, 21/02/2024. P.2)