Benedita Fernandes, 140 anos

Benedita Fernandes, 140 anos

O Legado da Educação da ‘analfabeta’, pobre, negra, que superou a obsessão e a própria condição de mulher há 90 anos. Espírito inspirador nesse paradigma.

Os 140 anos de nascimento de Benedita Fernandes, em 27 de junho de 2023, serão comemorados com o evento O Legado da Educação, nos dias 24 e 25 de junho em Araçatuba, interior paulista.

Presenças de especialistas em Educação: aprendizes com os exemplos da pioneira Mãe-Educadora.

A reencarnação no final do século 19 (1883) na condição de filha de escravizados libertos marca o início de uma trajetória que daria filme. E deu: “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”. A produção teve pré-estreia no segundo semestre de 2021 e terá lançamento nacional em 2023, incluído na festa do aniversário. O docudrama – mix de documentário com dramatização – foi baseado na biografia Benedita Fernandes. A dama da caridade, escrita por Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da Federação Espírita Brasileira. O autor é natural de Araçatuba, terra adotada pela pioneira para iniciar o outro legado: da Educação.

Durante 15 anos à frente da Associação das Senhoras Cristãs (6 de março de 1932 a 9 de outubro de 1947) foram estruturadas inicialmente a Casa da Criança, de abrigo a menores, e o Asilo Dr. Jaime de Oliveira, para atendimento de doentes mentais. Nos anos 1940, o Albergue Noturno Dr. Plácido Rocha, a Escola Mista do Abrigo João de Deus e a Escola Dr. Valadão Furquim, que cedia dependências para classes escolares municipais. Rocha foi deputado estadual e federal, enquanto Furquim foi prefeito de Araçatuba. Ao longo das décadas, o atendimento em saúde mental tornou-se referência de maior destaque em função da sequência do trabalho após a desencarnação dela, em 9 de outubro de 1947. Os continuadores da obra optaram por priorizar o serviço de saúde, estruturando o Sanatório Benedita Fernandes, posteriormente hospital psiquiátrico.

BANCA DE ESPECIALISTAS

Benedita Fernandes foi ‘curada’ e passou a ‘curar’; esteve andarilha e assegurou dignidade aos que perambulavam pelos caminhos, tanto adultos quanto – principalmente – crianças; era “analfabeta”, mas promoveu a educação infantil exemplarmente. Uma ‘banca de examinadores’ formada por Doutor, Mestre e por educadores com décadas de vivências foi convidada para o evento Benedita Fernandes: O Legado da Educação.

Dentre os convidados: Cesar Perri, Doutor em Ciências (foi Pró-Reitor da Unesp) e biógrafo da personagem; Ana Jaicy Guimarães, educadora e dona de casa; Luiz Carlos Barros Costa (ex-UniCastelo/Universidade Brasil, de Fernandópolis); Célia Rey, Mestre em Educação; Ilza Godinho, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e poetisa; escritor Orson Peter Carrara; educadores espíritas Hélio Matos, Gregório Carlos Rodrigues e Marco Antônio de Sousa. Especialistas em Educação para ‘avaliar’ a Educadora por excelência.

São muitas as mensagens mediúnicas que reiteram o foco na criança e na educação. A primeira, por Divaldo Franco, acaba de completar 50 anos, em 24 de abril: Emergência para a criança (1973). Educação Espírita é o título de outra, dentre tantas pelo médium baiano, publicada no livro Antologia Espiritual, em 1992.

SERVIÇO:

Benedita Fernandes: O Legado da Educação. Passado. Presente. Futuro – Araçatuba.SP | 24 e 25 de junho de 2023.

Local: Centro Espírita Irmã Angélica Rua Tancredo de Paiva Morel, 511, Jardim Sumaré

DIA 24 (SÁBADO): INÍCIO ÀS 13h DIA 25 (DOMINGO): INÍCIO ÀS 8h INTERVALOS COM LANCHE FRATERNO:

LEVAR PRATO PRONTO OPCIONAL: DOAÇÃO DE 1 QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

INFO | 18 99709.4684 (Sirlei Nogueira); copie e cole: sirleinogueira@yahoo.com.br; cocriacaobencultural@gmail.com