Chico Xavier – as marcas inesquecíveis
Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)
Há 114 anos atrás, no dia 2 de abril, nascia Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG).
Leitor de suas obras psicográficas desde a adolescência, tivemos o privilégio de manter amizade e visitas continuadas durante 20 anos. A aprendizagem foi intensa, pelos seus livros psicográficos e pelos exemplos que presenciamos nas suas lides em Uberaba.
Outros privilégios que desfrutamos foram aproveitados em momentos e condições que foram se desenvolvendo no transcorrer de nossa trajetória no movimento espírita e no contexto de proximidades com pessoas animadas pelo objetivo comum de divulgar as obras do marcante médium.
Haja vista os lançamentos dos livros de Chico Xavier traduzidos para o francês em Paris (2005) e para o russo em Minsk (2009), editados pela EDICEI, e que comparecemos representando o Conselho Espírita Internacional.
Inesquecíveis foram as homenagens por ocasião do Centenário de seu nascimento e na época, como diretor da Federação Espírita Brasileira, tivemos a honra de coordenar em nível nacional o “Projeto Centenário de Chico Xavier”, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB e executado durante o ano de 2010. Com apoio e iniciativas variadas ocorreram mais de 600 comemorações em todo o país. Aí se incluiu a criação do “Espaço Cultural Chico Xavier” na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, a terra natal de Chico Xavier, e um Congresso Espírita Brasileiro. Foi marcante a homenagem na terra natal do médium, no dia 02 de abril de 2010, com participação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais e a inauguração do Memorial Chico Xavier, anexo ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, que ele fundou em 1927.
Evento histórico aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas-ONU, em Nova York, aos 06 de agosto de 2010: o “Tributo a Chico Xavier”, no qual comparecemos juntamente com Nestor João Masotti.
Os reflexos e desdobramentos significativos prosseguem.
Os filmes que levaram ao grande público a mensagem espírita: Chico Xavier”, “Nosso Lar”, “E a vida continua…”, “Nosso Lar 2 – Os mensageiros”; os três últimos baseados em livros psicografados por Chico Xavier.
Em 2012, a TV SBT promoveu uma competição sobre vultos e Chico Xavier foi o vencedor, sendo considerado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.
O Governo de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Provavelmente como repercussão das comemorações do Centenário de Chico, fomos agraciados e recebemos a honraria das mãos do governador do Estado Antonio Anastasia, em cerimônia realizada em Uberaba em março de 2013.
O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier – GEECX, que fundamos em 2015, funcionou com reuniões em Brasília e em São Paulo e, atualmente com ações virtuais principalmente em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, de São Paulo. Neste último, promoveu programas de estudo sobre: Paulo e Estêvão, Programas Pinga-Fogo de 1971, Literatura psicográfica de Chico Xavier, e, atualmente, sobre o livro Emmanuel.
A “Rede Amigo Espírita” (RAETV) produziu um marco histórico, não apenas para o movimento espírita brasileiro, mas mundial. Contando com parcerias de webTVs e webRádios e concretizou o maior evento on line, em agosto de 2020 -, e com um objetivo nobilíssimo: em homenagem aos 110 anos de nascimento de Chico Xavier e no final do evento havia cerca de 500 mil visualizações.
Em livros de nossa autoria, focalizamos registros sobre episódios e comentários sobre a vida e obra do notável vulto: Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões (USE-SP/EME, 2019); Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier (O Clarim, 2020) e em Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Cocriação Editora, 2021).
A Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, canal do You Tube gerado em Araçatuba, tem focalizado as obras de Chico Xavier. As marcas inesquecíveis de Chico Xavier prosseguem sendo lembradas pelo exemplo de vida e pelos seus livros psicografados, como um arauto do bem e da paz!
(*) Foi dirigente em Araçatuba, presidente da USE-SP e da FEB e membro do CEI.