Resenha:
Chico Xavier: uma alma feminina
O livro Chico Xavier: uma alma feminina (Um aspecto inédito de sua biografia), de autoria de Paulo da Silva Neto Sobrinho, foi lançado em 2024, pela Ethos Editora de Divinópolis (MG).
O autor conhecido como Paulo Neto, autor de vários livros e artigos, fez uma pesquisa doutrinária sobre condições dos seres encarnados; no capítulo “amigos falam sobre o psiquismo de Chico Xavier”, apresenta declarações de uma dezena de lideranças, transcritas de livros e da imprensa espírita. Há muitos outros registros relacionados com informações de antigos colaboradores diretos de Chico, desde os tempos de Pedro Leopoldo, apontando diversos registros sobre reencarnações do médium em corpo feminino.
A obra contém opinião de Eurípedes Kühl, ao analisar publicação prévia digital e concordando com as pesquisas e conclusões do autor. Wellington Balbo também valoriza a obra e enaltece Chico Xavier. No Prefácio, Américo Domingos Nunes Filho destaca que o autor foi muito feliz ao trazer muitos subsídios sobre Chico Xavier.
No desenrolar do texto Paulo Neto faz 196 citações; no final apresenta dezenas de referências bibliográficas de livros, periódicos, internet, e, como fontes primárias um trecho de mensagem manuscrita de Meimei e uma carta de Chico ao amigo Jô (Joaquim Alves).
Fonte:
Paulo Neto. Chico Xavier: uma alma feminina (Um aspecto inédito de sua biografia). Divinópolis: Ethos Editora. 2024. 178p.