Mocidade é o tema central da revista Dirigente Espírita
A presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo Júlia Nezu comenta no Editorial de Dirigente Espírita, órgão da USE-SP, edição novembro-dezembro/2024:
“O tema da participação dos jovens na casa espírita tem sido uma constante envolvendo os dirigentes espíritas de órgãos de unificação e dos próprios jovens pertencentes às mocidades espíritas no Brasil. Fala-se muito sobre a própria continuidade do movimento espírita na divulgação da Doutrina dos Espíritos em um momento em que há diminuição da participação dos jovens nas atividades das casas espíritas. Como configurar as próximas ações de divulgação se os espíritas estão envelhecendo e os continuadores deixam de aparecer? Para lembrar como começou este movimento de mocidade e juventude espírita, aproveitamos o dia 13 de novembro, trazendo matérias especiais sobre o movi mento jovem. Desde o longínquo ano de 1948 com a realização do I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, passando pelo Ato de Unificação das Mocidades Espíritas do Brasil, em 13 de novembro de 1949, até os dias de hoje, textos de jovens e dirigentes mostram o caminho seguido apresentando oportunidades de repensar a própria participação dos jovens nas casas e movimento espírita, bem como reflexão para os dirigentes chamados adultos no trabalho conjunto com os jovens, associando experiência e maturidade com o dinamismo sempre presente nos jovens”.
Nessa edição, praticamente especial, há artigos sobre o tema pelos autores: Antonio Cesar Perri de Carvalho; Maria Clara Romão Moreira Bachi e João Thiago de Oliveira Garcia; Rosana Amado Gaspar; Fernando Porto e Jaqueline de Barros Ribeiro; e alguns depoimentos de ex-diretores do Departamento de Mocidades da USE-SP e de seus Órgãos: Adolfo de Mendonça Júnior, Filipe Felix, Ilário Camargo, Sílvio C. C. Costa, Mário Gonçalves Filho.
Acesse a revista Dirigente Espírita pelo link (copie e cole):
https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2024/11/reDE-203-nov-dez-2024.pdf