Intuição, movimento belga e obras de Chico Xavier na Revue spirite

Resenha

Intuição, movimento belga e obras de Chico Xavier na Revue spirite

Circula a edição do 1º trimestre de 2024, de Revue Spirite editada em francês, fundada por Kardec em 1858.

O artigo sobre a intuição, que foi destacado com imagem na capa, é longo e aborda as ideias sobre o tema desde a antiguidade até a época contemporânea; a intuição na ciência, em particular na psicologia e na neurociências; a interpretação parapsicológica; no espiritismo, com citações de Kardec e do livro Emmanuel, psicografado por Chico Xavier; o artigo resume que a intuição é muitas vezes associada a uma sensação ou “sentimento visceral” e às vezes diz-se que vem do “coração” ou do “estômago”, e não da mente. Há várias polêmicas, mas há um lugar para a compreensão das intuições do tipo parapsicológico ou espírita.

Prosseguem os comentários sobre o livro A vida triunfa (Ed.F.E.) com estudos sobre mensagens familiares psicografadas por Chico Xavier, assinadas por vários espíritos, e, sobre mais um capítulo da obra Pão nosso, do espírito Emmanuel. Na parceria com a União Espírita Belga, há matéria sobre o movimento espírita na Bélgica e a Revue spirite belge, no período 1945-1963. Divulga o 24º Simpósio para a Francofonia, programado para o Castelo de Wégimont, perto de Liége (Bélgica), nos dias 11-12 de maio de 2024, com o tema central “Crescimento interior; remédio para as dores da humanidade”.

A Revue dá ênfase na divulgação das edições de obras de Kardec e de Léon Denis. Desde 2010 a tradicional Revista Espírita é editada por Le Mouvement Spirite Francophone-LMSF. O editor Jean-Paul Evrard reitera no Editorial homenagens a Roger Perez e Nestor Masotti por terem transferido para o LMSF em 2010 a propriedade da Revue Spirite, devidamente registrada em órgãos da França.

Informações:

E-mail (copie e cole): info@lmsf.org; http://www.revue-spirite.org

(Resenha ACPC)