Fortaleza ganha Memorial Bezerra de Menezes

Fortaleza ganha Memorial Bezerra de Menezes

    

O Memorial Bezerra de Menezes foi inaugurado no dia 22 de junho, em Fortaleza, ocupando temporariamente, um dos castelos da Praça Luíza Távora, após firmar termo de autorização de uso com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Estado Ceará. Considerado um dos mais ilustres brasileiros do Século XIX, o “Médico dos pobres”, cearense nascido no antigo Riacho do Sangue, tem agora um espaço para celebrar a sua memória – o Mebem, ideia que ganhou força com o lançamento, em novembro/2021, do livro “Bezerra de Menezes – O homem, seu tempo e sua missão”, do historiador Luciano Klein.

Um memorial para promover a Paz e o Bem na cidade. O Memorial Bezerra de Menezes está voltado à preservação e propagação de informações históricas sobre a vida e o legado do cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante. Ali estarão abrigados documentos e fotografias inéditos, objetos pessoais e demais acessórios constantes, em sua maior parte, da obra recém-lançada por Luciano Klein, de cerca de 1.200 páginas, e já um sucesso editorial no Brasil que Bezerra ajudou a desenvolver nos tempos do Império.

É lugar de acolhimento onde se respirará a arte e a cultura – espírita e não-espírita. Ali estará também uma sucursal da Livraria Sinal Verde, da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC), com obras de caráter espiritista e espiritualista.

Fundado em 02 de setembro de 2021, o Memorial Bezerra de Menezes é uma associação civil sem fins econômicos, de personalidade jurídica, tendo por finalidades “promover e estimular, de forma democrática, a cultura e a pesquisa espírita nos aspectos histórico, filosófico, científico e religioso, por meio de palestras, conferências, simpósios, seminários, congressos, exposições”, albergando inciativas convergentes com a paz, o bem comum, o bem-estar da gente.

Na solenidade de inauguração da sede do MEBEM ocorreram apresentações musicais; fala de autoridades; visita guiada; palavras de Luciano Klein sobre seu livro recém lançado sobre Bezerra de Menezes; recital de poesias e exibição de documentário inédito de Bezerra de Menezes na Sala de Cinema.