Evangelizar sentimentos & criar consciências

Evangelizar sentimentos & criar consciências

Resenha por Antonio Cesar Perri de Carvalho

O livro Evangelizar sentimentos & criar consciências, do espírito Benedita Fernandes, foi psicografado por José Francisco Gomes1, que atua como médium na Comunidade Espírita Amor, Luz e Esperança, em Ipatinga (MG); já psicografou livros, de diversos autores espirituais.

O livro conta com apresentações do espírito Irthes Therezinha; de Jussara Marianne e de Arlinda Maria Teixeira de Almeidas, as últimas, respectivamente professora e expositora espírita em Ipatinga.

A autora espiritual, Benedita Fernandes, esclarece que “o único sentimento que nos impulsionou a escrever estas modestas páginas foi o desejo ardente de poder colaborar, direta ou indiretamente, em prol da infância que vem nascendo sedenta de paz e harmonia, com atitudes nobres e intelectuais, auxiliando o novo período regenerativo por que atravessa a Terra…” Comenta a autora espiritual que “evangelizar os sentimentos não é impor condutas rígidas para o educando, é apaziguar-se internamente e agir com equilíbrio, exteriorizando-se os valiosos recursos espirituais amealhados no instituto sagrado do espírito […] Evangelizar não significa simplesmente ensinar e expressar as lições da vida de Jesus Cristo em seus verdadeiros gestos, sem camuflar os reais sentimentos internos e externos. […] A maioria dos adultos usa máscaras, temendo ver reconhecidos os seus verdadeiros sentimentos. Agem mais pela razão, fustigando as emoções. […] O aprendizado ocorre por repetição, e as crianças assimilam por imitação. O educador deverá ser espelho límpido. Por onde possa refletir a centelha e a imagem divina de que é portador”.

Com base nessas premissas, Benedita Fernandes desenvolve vários capítulos tratando de temas, entre outros, sobre: a geração nova, a evangelização dos sentimentos, construir consciências, a alegria de viver, o perdãoterapia, educar com o coração, o fundamento da evangelização, formando caracteres, evangelizando almas, evangelhoterapia.

Benedita sempre cita trechos de obras de Allan Kardec, como fundamentação para o tema dos capítulos. Interessante é que a autora espiritual se reporta a várias reuniões no mundo espiritual onde ela acompanhou exposições feitas por Irthes Therezinha, Eurípedes Barsanulfo, Carl Gustav Jung, Maria Montessori e um comentário de Guillon Ribeiro.

Assim, a essência de vários capítulos são as reproduções das palestras feitas por esses espíritos em ambientes do mundo espiritual.

O livro contém muitos conceitos, comentários e ilustrações de fatos que trazem significativos subsídios para estudos e reflexões para as ações com crianças nos ambientes familiares e da seara espírita. A essência da mensagem de Jesus à luz do espiritismo está muito clara no conteúdo do livro.

No capítulo “a oficina dos sentimentos”, a autora espiritual anota: “Transportemos a Casa do Caminho, onde os discípulos de Jesus praticavam a verdadeira caridade, para as instituições espíritas. Lembremo-nos de que o Mestre querido era o modelo e o guia de todas as atividades daquela instituição. Utilizando seu evangelho como roteiro seguro para todos os trabalhos, o consolo físico e espiritual era a razão de todos os amigos de Jesus Cristo”.

Benedita encerra o capítulo “educação para todos” com a frase: “Ave Cristo! Todos os que te amamos, saudamos-Te em Teu inesgotável amor e em Tua sublime solicitude de alma amiga de todos nós que choramos e sofremos”.

No final do livro, a autora espiritual conclui: “Mestre querido, abençoe os nossos irmãos na carne, cobrindo de felicidade e de alegria o coração de toda a humanidade, acalmando a tempestade de iniquidade com que tentam inundar a Terra. Sejas nosso guia e protetor. Muito obrigada, Senhor!”

Benedita Fernandes foi marcante vulto que atuou em Araçatuba (SP), criando obras pioneiras na região para o atendimento de doentes mentais e crianças. Há biografia sobre Benedita Fernandes2 e o recente filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”3.

Fontes:

1) Gomes, José Francisco. Pelo espírito Benedita Fernandes. Evangelizar sentimentos & criar consciências. 1ª.ed. Ipatinga: Comunidade Espírita Amor, Luz e Esperança. 2011. 166p.

2) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: Cocriação. 2017.

3) Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação. Trailer (copie e cole): https://youtu.be/-hiCaJBJVao

Nota: Em outubro de 2023 recebemos o livro citado, inclusive com afetuosa dedicatória do espírito Benedita Fernandes. Estivemos na Semana Espírita de Ipatinga (MG) desenvolvendo seminário e palestras em outubro de 2012, mas na época não tivemos conhecimento sobre esse livro.