Dirigente Espírita – USE-SP – edição de Julho/Agosto de 2023

Resenha:

Dirigente Espírita – USE-SP – edição de Julho/Agosto de 2023

“No mês de agosto comemoramos os 158 anos de O Céu e o Inferno, quarta obra da codificação de Allan Kardec. A 1ª obra é O Livro dos Espíritos, que inaugura o Espiritismo sobre a face da Terra. Em seguida, vem O Livro dos Médiuns e O Evangelho segundo o Espiritismo.

Na Palavra da Presidência, Rosana Gaspar aborda o referido livro que relata a situação do Espírito durante e depois da morte, assim como a consequência das atitudes, quando encarnado e como atua a justiça divina. Cesar Perri faz uma apresentação do conteúdo de O Céu e o Inferno, sob o título “E os futuros “céu” e “inferno”? O entrevistado para o Perfil é o presidente da USE Regional de Jales, Adelvair David, natural de Jales, servidor público municipal, aposentado, dedicado trabalhador na seara espírita. A introspecção e o autoconhecimento é o tema do artigo de autoria de Marco Milani e Fernando Porto. A revista traz interessante matéria, de Ivan Franzolim, resultado da Pesquisa Nacional para Espíritas (PNP), do corrente ano. O artigo de Norberto Tomasini fala sobre “Liderar voluntários – algumas recomendações sob a ótica da Doutrina Espírita”, um grande desafio para os líderes espíritas. A seção Circuito Aberto, de autoria dos departamentos e assessorias da Diretoria Executiva da USE, traz importantes artigos de orientações para os órgãos da USE e instituições espíritas: Prevenção ao suicídio sob olhar da Ciência Espírita e da Ciência, de Alexandre Fontes da Fonseca; A autoridade por muitos ignorada, de Marco Milani, do Departamento de Doutirna. Dentro do conteúdo temático desta edição, Alberto Centurião fala de “Poemas pela vida – prevenção ao autoextermínio”, conteúdo do livro Uma oportunidade chamada vida, que traz uma antologia produzida por poemas espíritas de todo o Brasil, em sua terceira edição, a ser lançada no próximo Setembro Amarelo.

Focando a obra O Céu e o Inferno, Luiz Monteiro aborda o tema o céu e o inferno e a valorização da vida: no plano físico e espiritual, Ana Maria de Souza sobre o estudo aprofundado de O Céu e o Inferno e Luiz Eduardo Ribeiro, sobre a Mediunidade. Família: célula máter da sociedade é de autoria de Ângela Bianco e o Departamento de Doutrina traz reflexões sobre a autoridade por muitos ignorada, em relação ao método de validação das informações mediúnicas obtidas, denominado Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE). Ricardo Terini aborda os inúmeros exemplos da situação real da alma durante e depois da morte, abrangendo desde Espíritos felizes até criminosos arrependidos. Leia, também, no Painel Internacional uma reportagem de Thiago Leite, vice-presidente do Conselho Espírita Canadense, que tem a finalidade de unir e aproximar a crescente população espírita do Canadá. Foi criada a seção Aconteceu na DE que traz os eventos, atividades da Diretoria Executiva, seus departamentos e assessorias. Uma boa leitura!

Júlia Nezu – Editora”

DE (copie e cole):

usesp.org.br/wp-content/uploads/2023/08/reDE-196-julho-agosto-2023.pdf