Dois países se afastam do CEI

Dois países se afastam do CEI

Comunicado recente da Confederação Espírita Colombiana:

Arquivo em pdf do comunicado da Conferação Espírita Colombiana (clique abaixo):

Desfiliacao da CONFECOL PORTUGUES

Trechos:

“Assunto: Desfiliação e/ou desvinculação da Confederación Espírita Colombiana – CONFECOL do Conselho Espírita Internacional CEI.

Cordiais saudações fraternais de Paz e Bem.

Após conscienciosas e profundas reflexões acerca do Ideal, da Doutrina e do Movimento Espírita Nacional e Internacional representado atualmente nesta organização, da qual temos sido participantes como colombianos nos últimos vinte e cinco anos, e uma vez esgotados os cenários e controles participativos e democráticos vigentes jurídicos e estatutários do Movimento Espírita da Colômbia, liderados pela CONFECOL, de maneira formal e respeitosa apresentamos perante estas instâncias, com fundamento no estabelecido pelo Artigo 15, inciso III do atual regime estatutário do CEI, informamos nossa decisão unilateral de desfiliação e/ou desvinculação como membros do CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL (CEI), pelas seguintes razões e argumentos, que, além de contemplarem o exercício de uma mera faculdade legal, consignam nosso sagrado direito de dissentir, valendo-nos e sustentando-nos, como sempre, nas diretrizes vigentes e visionárias do ilustre Codificador Allan Kardec. As razões e motivos que, a seguir, expomos, justificados na essência e pureza do Legado Espírita, apenas pretendem, além de argumentarem nossos motivos para abdicar, promover um chamamento ao bom-senso perante as evidentes crises que, próprias do atual momento de transição planetária, afetam igualmente todos, inclusive o respeitado CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL (CEI); mas que convocam à necessidade de implementar esforços ingentes e urgentes na meditação, oração e vigilância a partir de uma sincera União e Unificação como Espíritos Conscientes e Imortais, que transitoriamente exercemos, em nome do Consolador, “encargos” não “cargos”, dos quais necessariamente deveremos prestar contas.” Em oito itens e vários sub-itens discorrem sobre questões doutrinárias e de posturas recentes do CEI para justificarem a desfiliação da Colômbia.

Também citam: “A recente solicitação de desvinculação da Bélgica como membro do CEI.”

“A grave e decisiva responsabilidade do momento de edificar o trabalho, a solidariedade e a tolerância, não com a palavra, e sim mediante condutas equilibradas de dirigentes e líderes.”

Transcrevem mensagem psicofônica de Bezerra, por Divaldo P.Pranco, em reunião do CEI realizada em Bogotá em outubro de 2017:

Nós os Espíritos Espíritas não adotamos o radicalismo (…) não se pode negar que, pela primeira vez na história do Movimento Espírita Mundial, foi possível unir os Espíritas de diferentes rincões e unificar o Movimento Espírita, dando-lhe uma identidade, uma pauta, para evitar as aberrações e os apêndices que naturalmente são criados por mentes imaginativas pretendendo fazer de suas ideias, algumas inspiradas por entidades perversas, parte integrante da Codificação Espírita. O Espiritismo não necessita de apêndices, é um bloco que se encontra construído de uma maneira harmônica e cuja interpretação conduz ao cristianismo primitivo. (…) Ismael, Guia Espiritual da nação, por intermédio de Bezerra de Meneses, Betancourt Sampaio e outros (…) nos pedem vigilância, nos pedem formar um bloco de identificação com Jesus Cristo, a caridade e os Postulados Doutrinários, sem dar passagem para a penetração dessas ideias perturbadoras e graves (…) Um órgão internacional é de importância capital para conservar o esmero na aplicação para mudar a humanidade que está sem rumo (…) ou nos unimos, ou o Cristo voltará com outra denominação, recordemos que a missão de Martim Lutero era a tarefa do Consolador, e que ele fracassou tremendamente, e por isso veio depois Allan Kardec, e recordemos que Kardec pergunta: e se eu fracasso? O Espírito da Verdade respondeu-lhe: – outro te substituirá – , porque as Leis de Deus não dependem de um homem. É um momento muito grave, se não correspondemos às exigências do Pensamento Cristão unindo-nos e evitando uma situação política; se nos esquecêssemos da fraternidade perfeita entre nós, se fôssemos tolerantes, mas não coniventes (…) sem nos entregar com afinco ao trabalho, perderemos a oportunidade. (…) "

"(Negritos e sublinhados fora do texto original. Tradução para o português de: Mensaje psicofónico del Doctor Bezerra de Meneses recibido por Divaldo Pereira Franco en la Asamblea General del Consejo Espírita Internacional CEI. Durante el 4º Congreso Espírita Suramericano, Bogotá- Colombia, el 15 de octubre de 2017).”

"[…] “Diante de tudo o que foi exposto, ratificamos nossa solicitação de desfiliação…” “Decisão da ASSEMBLÉIA GERAL da Confederação Espírita Colombiana – CONFECOL, realizada em 15 de novembro de 2.020. (Ass. Jorge Berrío Bustillo, presidente; Luiz Fernando Vargas Lozano, secretário geral).