Congressos Mundiais: confraternização, intercâmbio e difusão do Espiritismo

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Allan Kardec iniciou visitas e estabeleceu contato direto com as primeiras sociedades espíritas, que começavam a ser fundadas no interior da França. No livro Viagem espírita em 1862, ele relatou essas experiências, que podem ser consideradas como a primeira ação concreta de intercâmbio e união dos espíritas.

Em outubro de 1888 realizou-se em Barcelona o I Congresso Internacional Espírita, com a liderança de José María Fernández, Torres-Solanot e Amalia Domingo Soler.

Léon Denis, um dos principais continuadores de Allan Kardec, fez conferências por toda a França  e atuou em quase todos  Congressos Internacionais, a partir do 2º e  até próximo à sua  desencarnação.  É conhecido como o "consolidador do Espiritismo".               Como registros nacionais históricos, destacamos no Brasil, na gestão do presidente da FEB, Leopoldo Cirne foi realizado em outubro de 1904 o I Congresso Espírita, em homenagem ao centenário de Allan Kardec. Em Cuba em 1935 deram início a uma série de Concentrações Espíritas Nacionais.

Por iniciativa do presidente da FEB Francisco Thiesen e patrocinado pela FEB aconteceu o 1º. Congresso Espírita Internacional, em Brasília, no mês de outubro de 1989. A convite do presidente Thiesen, participamos de reuniões preparatórias desse Congresso, no final de 1988 e início de 1989, com a participação de: Altivo Ferreira, Cccília Rocha, João Nasser, Nestor João Masotti e Paulo Roberto Pereira da Costa. Em seguida foram constituídas comissões específicas.

Durante esse Congresso houve solicitações de representantes de vários países, como o do representante da Itália, Antonio Rosaspina, para que se criasse uma organização espírita mundial. A FEB iniciou articulações com instituições de vários países e depois de reuniões realizadas em Liège (Bélgica) e em São Paulo, foi criado o Conselho Espírita Internacional (CEI), durante um Congresso Nacional de Espiritismo da Espanha, em Madrid, em novembro de 1992.

Com a criação do CEI iniciou-se a realização trienal de Congressos Espíritas Mundiais, promovidos pelo citado Conselho: Brasília (1995), Lisboa (1998), Cidade da Guatemala (2001), Paris (2004), Cartagena de Índias  (2007), Valencia (2010) e Havana (2013).

Nos preparativos e na execução dos Congressos Mundiais, até o de Valencia, destacamos o entusiasmos e  dedicação do ex secretário geral do CEI Nestor João Masotti.

Na condição de assessoria do dirigente da FEB e do CEI Nestor João Masotti e/ou na condição de dirigente da FEB e membro da Comissão Executiva do CEI tivemos a oportunidade de participar dos preparativos dos Congressos Mundiais até o efetivado em Havana. Inclusive, com reuniões preparatórias nos países e entre estas, momentos sensíveis e marcantes ocorreram em Havana, com a presença de companheiros do CEI.

O 8o. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo CEI, acontece 7 a 9 de outubro em Lisboa.

Os Congressos Espíritas Mundiais estimulam a confraternização, o intercâmbio, a união dos espíritas, e, sem dúvida contribuem para a difusão do Espiritismo.

(Parcialmente transcrito do Boletim do CEI)