“Chico Xavier – as marcas inesquecíveis” em jornal

"Chico Xavier – as marcas inesquecíveis" em  jornal

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

No dia 02/04/1910 nascia Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG).

Leitor de suas obras desde a adolescência, tivemos o privilégio de manter amizade e visitá-lo durante 20 anos, com aprendizagem intensa, pelos livros e pelos exemplos que presenciamos.

Outros privilégios surgiram em momentos e condições durante nossa trajetória no movimento espírita e com pessoas animadas pelo objetivo de divulgar as obras do médium.

Inesquecíveis momentos, como: representamos o Conselho Espírita Internacional em lançamentos dos livros de Chico Xavier traduzidos para o francês (Paris, 2005) e para o russo (Minsk, 2009); homenagens no Centenário de seu nascimento (2010), como diretor da Federação Espírita Brasileira: coordenamos em nível nacional o Projeto Centenário de Chico Xavier com mais de 600 eventos no país; a criação do Espaço Cultural Chico Xavier na Fazenda Modelo, na terra natal de Chico Xavier (Pedro Leopoldo); um Congresso Espírita Brasileiro; a inauguração do Memorial Chico Xavier, anexo ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, que ele fundou. Evento histórico aconteceu na Organização das Nações Unidas-ONU, em Nova York, o “Tributo a Chico Xavier” em que comparecemos juntamente com Nestor Masotti (agosto, 2010).

Os reflexos e desdobramentos significativos prosseguem.

Filmes levaram ao grande público a mensagem espírita: “Chico Xavier”, e, sobre seus livros: “Nosso Lar”, “E a vida continua…”, “Nosso Lar 2 – Os mensageiros”.

Em competição promovida pela TV SBT Chico Xavier foi o vencedor, sendo considerado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

O Governo de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”; agraciado, recebemos a honraria das mãos do governador do Estado em Uberaba (março, 2013).

Em 2015 fundamos o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier, com reuniões em Brasília e São Paulo. Atualmente mantém ações virtuais com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, de São Paulo. Neste último, promoveu estudos sobre: Paulo e Estêvão, Programas Pinga-Fogo de 1971, Literatura psicográfica de Chico Xavier, e agora, sobre o livro Emmanuel. A Rede Amigo Espírita produziu um marco histórico em agosto de 2020, junto com várias webs TVs e Rádios, para homenagear os 110 anos de nascimento de Chico Xavier, sendo o maior evento on line, com 500 mil visualizações imediatas.

Em livros nossos, focalizamos a vida e obra do vulto: Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões (USE-SP/EME, 2019); Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier (O Clarim, 2020) e em Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Cocriação, 2021).

A Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, webTV de Araçatuba, tem focalizado as obras de Chico Xavier.

As marcas inesquecíveis de Chico Xavier ecoam em seus exemplos e livros psicografados, como um arauto do bem e da paz!

Transcrito de:

Folha da Região. Araçatuba, 03/04/2024. P.2.