Centenário do Espiritismo em Araçatuba

Centenário do Espiritismo em Araçatuba

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Embora há 31 anos residindo fora de Araçatuba, mantemos alguns vínculos com nossa terra natal, inclusive com o movimento espírita local e regional. Afinal de contas desde tenra idade por lá militamos nas ações espíritas de assistencial social, mocidades, centros e de união durante algumas décadas.

Neste ano acontece o Centenário do Espiritismo em Araçatuba e vêm à tona muitas lembranças dos pioneiros que chegamos a conhecer, de várias lideranças e das diversas instituições espíritas da cidade.

No início de 1975 foi editado pela União Municipal Espírita de Araçatuba o primeiro livro de nossa autoria – O espiritismo em Araçatuba, contando com apresentação de Francisco Martins Filho. Nessa obra historiamos a origem dos núcleos espíritas, das ações assistenciais, dos movimentos jovens e dos esforços de unificação em Araçatuba.

Nessa publicação incluímos os dados biográficos dos vultos espíritas da cidade e uma entrevista com o pioneiro Gedeão Fernandes de Miranda (1894-1991), na época com 80 anos de idade, fundador da primeira instituição da cidade, aos 21 de abril de 1921, a União Espírita Paz e Caridade. A cidade contava apenas 13 anos de fundação. O referido Centenário é assinalado pela data de fundação dessa instituição, que mantém o Abrigo Ismael.

Assim, tivemos contatos com vários vultos pioneiros e seus familiares. Entre esses, além de Gedeão Fernandes de Miranda, conhecemos Ugolino Dall’Oca (1883-1968), imigrante italiano que chegou em Araçatuba em 1916. Sua família teve ação destacada no movimento espírita da cidade. Não chegamos a conhecer Benedita Fernandes, mas desde a infância ouvíamos referências a esse vulto benemérito no seio de nossa família e no movimento espírita local.

Como comemoração desses 100 anos do Espiritismo em Araçatuba, embora limitada pelo distanciamento social em virtude da pandemia, a USE Regional de Araçatuba, a editora Cocriação e o canal de internet “Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes”, promovem palestras e entrevistas virtuais, colunas espíritas no jornal local Folha da Região, e foi lançada a Agenda Chico Xavier 2021 – Araçatuba, 100 anos de Espiritismo.

Essa “Agenda”, inovadora publicação de Araçatuba, além dos espaços para anotações diárias, contém mensagens e textos inspiradores de Chico Xavier, e, as principais datas comemorativas das Casas Espíritas de Araçatuba. Nas datas alusivas às instituições, há informações históricas e fotos significativas. Conta com miolo principal e capa dura espiralada da Editora EME. Uma edição especial limitada com 416 páginas.

Atualmente, o Espiritismo em Araçatuba dispõe de um bom número de instituições, vários livros publicados alusivos ao movimento local, antena retransmissora da TV Mundo Maior (FEAL) e conta com várias formas de divulgação.

(*) foi dirigente espírita em Araçatuba; presidente da USE-SP e da FEB.