A Timóteo e os trabalhadores

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Entre seus colaboradores, Paulo valorizou e contou com apoio de jovens, entre eles Timóteo, que veio ser um de seus seguidores e foi o destinatário da epístola que ora focalizamos. Em epístola a ele dirigida, comenta:

“Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.” (I Timóteo, 3:1); “Os diáconos igualmente devem ser dignos,…” (I Timóteo, 3:8).

Independentemente da significação das palavras “bispo” e “diácono”, destacamos papéis que eram a eles definidos, o que nos chama atenção para eventuais  orientações gerais para o Movimento Espírita da atualidade. Podemos também relacionar com uma idéia de perfis para dirigentes de centros e de trabalhadores da área federativa que apresentamos durante as reuniões das Comissões Regionais do CFN do ano de 2013, dentro da programação de seminário sobre gestão.(1)

Algumas orientações de Paulo (1 Timóteo 3:1-16) são bem gerais e aplicáveis ao trabalho propriamente dito do seareiro do Cristo, por exemplo:

“[…] seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; […] não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. […] Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça […] Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada […] devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. Devem ser primeiramente experimentados; […] Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus. Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” (I Timóteo, 3:2 a 4; 6 a 10; 13 a 15).

Emmanuel comenta alguns dos valores apresentados por Paulo a Timóteo, como:

– Sóbrio, prudente, respeitável, amável, pacífico:

 “Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de todos”. (2)

– Dignos e homens de palavra:

“Em qualquer posição e em qualquer tempo, estamos cercados pelas possibilidades de serviço com o Salvador. E, para todos nós, que recebemos as dádivas divinas, de mil modos diversos, foi pronunciado o sublime desafio: ‘E agora por que te deténs?”. (3)

– Hospitaleiro:

“A fraternidade pura é o mais sublime dos sistemas de relações entre as almas”. (4)

– Governar bem sua própria família, […], com toda a dignidade:

“Antes da grande projeção pessoal na obra coletiva, aprenda o discípulo a cooperar em favor dos familiares, no dia de hoje, convicto de que semelhante esforço representa realização essencial”. (4)

– Não se ensoberbeça:

“Muita vez, superestimando nossos valores, acreditamo-nos privilegiados na arte da elevação. E, em tais circunstâncias, costumamos esquecer, impensadamente, que outros estão fazendo pelo bem muito mais que nós mesmos”. (2)

– Boa reputação perante os de fora:

“Se é discípulo do Senhor, aproveita a oportunidade na construção do bem. Semeando paz, colherás harmonia; santificando as horas com o Cristo, jamais conhecerás o desamparo”. (5)

– Apto para ensinar:

“Recorda, pois, meu amigo, que podes ser o intermediário do Mestre em qualquer parte”. (5)

 

Referências:

1) http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/destaque/os-valores-segundo-paulo-e-perfil-para-os-trabalhadores/

2) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Fonte Viva. Brasília: FEB, cap. 123 e 65.

3) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Caminho, verdade e vida.  Brasília: FEB, cap. 147.

4) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão Nosso. Brasília: FEB, cap. 141 e cap. 117.

5) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. Brasília: FEB, cap. 25 e 127.

 

(Obs.- Síntese de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Os valores segundo Paulo e perfil para os trabalhadores. Reformador. Ano 133. No. 2.231, fevereiro de 2015. P.67-70).