A SENDA – Revista da FEEES – revela dinamismo e atualidade

Resenha

A SENDA – Revista da FEEES – revela dinamismo e atualidade

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A revista digital bimestral da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo – A Senda – está comemorando seis anos nesse formato de revista, sendo esta 37ª edição, relativa a maio-junho de 2022.

Há muitas matérias de interesse para o movimento espírita e especificamente para dirigentes e colaboradores de centros espíritas.

Sobre Unificação, oportuno artigo “A fé customizada pelas paixões ideológicas”, de autoria de Marco Milani. O articulista comenta que: “Atuando como promotores de cizânia em nome de paixões políticas variadas, os supostos adeptos que customizam a fé lançam-se com entusiasmo ao proselitismo de suas convicções pessoais, camuflando-as de assuntos doutrinários, fomentando as discussões contra ou a favor de governantes, defendendo ou atacando condutas alheias, ou, ainda, tentando fazer crer que só quem compartilha de suas paixões político-ideológicas poderia ser considerado um espírita legítimo. […] Que, nestes tempos agitados pela polarização política, consigamos entender o alerta de Kardec sobre os cuidados no trato das paixões e o respeito à liberdade de pensamento, exemplificando o comportamento que gostaríamos que outros tivessem”.

A matéria que ilustra a capa da Revista – “O amor e a não violência”- foi desenvolvida por Antonio Cesar Perri de Carvalho que conclui: “Essa caminhada – com uma cultura de paz – começa pela transformação do indivíduo e a profilaxia das várias formas de violência (verbal, física, social e vibratória), mas precisa ser elaborada desde os lares – alicerces da sociedade -, nas instituições de ensino, nas relações sociais em geral para que se reflitam nas propostas, ações e decisões político-partidárias. A não-violência deve ser cultivada desde as bases da sociedade.” José Ricardo aborda tema sobre gestão, sobre a questão da atualidade: “Quando e como retornaremos às tarefas presenciais?”

A educação conta com artigo sobre “A família e a vivência do evangelho”, de autoria de Adriana Paula R. Silva.

Há divulgação do lançamento e comercialização do oportuno livro “Juventude interrompida. Relatos e alertas dos jovens do além”, de autores diversos, edição conjunta da FEEES e Casa Editora O Clarim.

Destaque para o “Encarte especial” – “Movimento espírita: como caminhamos?”, elaborado por Fabiano Santos e José Ricardo Lírio. Os autores sintetizam importante trabalho desenvolvido pela Federação com base em pesquisas participativas sobre o movimento espírita capixaba que vêm sendo efetivadas nos últimos anos, intitulado “Convite ao Futuro”. Neste ano, o evento estadual da FEEES teve como tema central das discussões “Movimento Espírita: para onde caminhamos?” A partir dos dados apresentados, a FEEES estabeleceu alternativas e apoio às Casas Espíritas, junto com os CREs, “buscando trabalhar as fragilidades apontadas pela pesquisa no sentido de construir um novo cenário em que as Casas Espíritas possam evoluir de estágio de maturidade. A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo – leia-se, o Movimento Espírita Capixaba – tem investido tempo, competência e dedicação na construção da MATURIDADE DA CASA ESPÍRITA, já que nela centram-se os pilares da tarefa a ser desempenhada.”

Assim, os autores do Encarte Especial realçam que é cabível “um PACTO FEDERATVO ESTADUAL em que Conhecimento e Unidade Doutrinária – fundamento essencial –, Planejamento, Controle, e Voluntariado habilitado em qualquer nível de ação sejam ingredientes conscientemente incorporados ao cotidiano das nossas ações, para que a governança da Casa Espírita e do Movimento Espírita, em plena Era da Renovação Social, como pontifica Allan Kardec, seja processada de forma inclusiva, integrada e integradora, a fim de sensibilizar o indiferente, acolher o simpatizante e o neófito que chegam, consolar, esclarecer e orientar a quantos de nós se aproximem da fonte inesgotável de luz e paz que é o Espiritismo.”

Acesse a revista pelo link (copie e cole):

https://www.feees.org.br/revista-senda/a-senda-maio-junho-2022/