A Ectoplasmia e a Clarividência

Resenha (*)

A Ectoplasmia e a Clarividência

            

Trata-se da primeira tradução para o português da obra de Gustave Geley, L’ectoplasmie et la clayrvoyance, publicada em 1924.
Destacamos que no contexto dos pesquisadores pioneiros do final do século XIX e início do século XX, teve papel destacado o médico francês Gustave Geley (1868-1924), fundador do Instituto Internacional de Metapsíquica de Paris.
A tradução de Tereza da Espanha, com revisão de Irmãos W. e Ery Lopes, prefácio de Antonio Cesar Perri de Carvalho, teve edição digital conjunta de “Portal Luz Espírita” e “Autores Espíritas Clássicos”. O acesso pela página eletrônica é gratuito.
Em nosso prefácio, destacamos que “a tradução para o português da relevante obra é um importante marco para a literatura espírita em português”.
No Prólogo, Geley comenta sobre a obra: “ela inclui todas as ciências da vida, e é baseada, acima de tudo, em nossos conhecimentos relativos à evolução. […] e eu não oculto que forma alguma que, despojado de seu apoio metapsíquico, minha filosofia perderia sua principal força de demonstração” e reafirma o prazer pelo “conjunto de minhas principais experiências”.
Nesse livro, fica claro que Geley sempre inclui os relatórios de vários experimentadores que atuaram juntamente com ele e também atas das reuniões com os médiuns. Nessas pesquisas são destacadas as realizadas com a médium Eva C., geralmente junto com Charles Richet.
No livro agora disponível em português, ficam acessíveis informações sobre importantes pesquisas com vários médiuns de clarividência e de efeitos físicos. Destacamos a interessante observação do autor: “se os médiuns de efeitos físicos são raros na França e nos países latinos, em compensação os médiuns de ordem intelectual são bastante numerosos”.
Há vários casos de auto-premonição de morte, com precisão de detalhes; estudos sobre lucidez, a chamada faculdade lúcida; previsão de acontecimentos futuros. Na 2ª parte do livro há registros sobre ectoplasmia, esclarecendo que Geley substitui a palavra "materialização" por "ectoplasmia". O autor ilustra com fotografias das formas materializadas, a impressão dessas formas em argila e molde de materialização de membros nos casos mais notáveis. Considera que comprovam a realidade objetiva da ectoplasmia.
Livro recomendável para os interessados nas pesquisas efetivadas com médiuns e os aspectos experimentais ligados ao Espiritismo e para os que estudam a história sobre as manifestações espirituais.
(*) autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho.
Acesse pelo link (copie e cole):

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AMEKZT1qQXw2EMo&cid=B0B7496AB15CD504&id=B0B7496AB15CD504%212886&parId=B0B7496AB15CD504%212476&o=OneUp