A Casa do Caminho de lá e de cá

A Casa do Caminho de e de cá

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

No longo período em que ficamos fora da capital paulista perdemos contato com muitos episódios, inclusive do lançamento do livro “O Caminho da Casa de Cristal”, alusivo aos 40 anos da Casa do Caminho, de autoria de Tânia Redigolo.

Ao nos reinserirmos em atividades do Grupo Espírita Casa do Caminho, na Vila Clementino, em São Paulo, além do ambiente fraterno com que fomos recepcionados juntamente com a família, reencontramos muitos companheiros de outros momentos em que frequentamos esse centro e do movimento espírita paulista.

A leitura, embora tardia do citado livro, lançado em 2011, nos remeteu a muitas recordações gratas além de nos propiciar informações que não tínhamos conhecimento.

A origem espiritual do Centro, com base em mensagens obtidas por vários médiuns, mostrando o planejamento espiritual com muita antecedência para o preparo de uma equipe que viria a atuar no plano terrestre. Assim, surgem relatos que identificam o líder inca que viveu no Peru com tarefas específicas no sentido de humanizar alguns cultos primitivos, agora designado como Itaporã, e que participou do planejamento espiritual para a reunião de um grupo de espíritos afins e que vieram a fundar e consolidar o Grupo Espírita Casa do Caminho e o seu desdobramento na área assistencial, a SAFRATER com a Creche e Núcleo Tiãozinho.

No desenrolar das agradáveis narrativas da autora, verificamos que nos primeiros contatos que mantivemos com esse Centro nos anos 1990, ainda numa casa fisicamente adaptada, conhecemos alguns remanescentes da equipe de fundadores e valorosos seareiros.

Lembranças agradáveis da primeira fase em que estivemos ligados a esse Centro, dos contatos que tivemos com alguns dos citados no livro. Entre estes, Hernani Guimarães Andrade, autêntico pesquisador nas hostes espíritas, fundador também do IBPP. Aliás ele prefaciou um de nossos primeiros livros: “Os Sábios e a Sra. Piper. Provas da comunicabilidade dos espíritos” (Ed. O Clarim). A médium e dirigente Assumpta Rizzatti; a dirigente e cantora lírica Assunção de Lucca, de quem fomos vizinhos e até estivemos juntos em Congresso em Portugal. Na interface com a USE-SP, período em que fomos presidente, convivemos com companheiros ligados a esse Centro: o casal Marlene e Paulo Roberto Pereira da Costa; Maria Aparecida Valente, que chegou a publicar livro pela USE-SP; os assistentes sociais Odair Cretella de Oliveira e Régis Lang. Aliás, este último, o atual presidente do Centro. Nesse Centro reencontramos Luiz Armando de Freitas, da revista Informação; também conhecemos Alcíone Novelino, a filha do dr.Thomaz Novelino. E, interessante, ali atuava intensamente Áurea Medeiros, originária de Guararapes, cidade vizinha à nossa terra natal, Araçatuba, que conhecemos nos tempos de eventos de mocidade espírita, e, que desencarnou precocemente.

O livro focaliza o esforço e a dedicação dos fundadores e primeiros trabalhadores da Casa do Caminho, registra as principais atividades e eventos ali concretizados até chegar à atual situação contando com edificações modernas e bem planejadas: uma movimentada sede doutrinária com reuniões diárias em vários horários, no bairro de Vila Clementino, e um intenso labor assistencial em uma grande sede em bairro na região do Jabaquara.

Muito instrutiva e até curiosa a relação de casos pitorescos envolvendo os dirigentes e colaboradores da Casa. Como também algumas mensagens dos mentores da Casa do Caminho. Ao final, a autora apresenta a Galeria de Diretorias e Conselhos, e, de fotos das várias épocas.

Para finalizar destacamos que no Mundo Espiritual, a equipe que atuou na fundação do Grupo foi “vinculada aos carismas preconizados por Paulo de Tarso” e ao lema “fora da caridade não há salvação”, e, nessa preparação “foi fundado primeiramente na Espiritualidade, onde recebeu o nome de Casa de Cristal…” Aí foram “delineados todos os projetos que seriam implantados na nova Casa”.

Fonte:

Redigolo, Tânia. O caminho da Casa de Cristal. 40 anos da Casa do Caminho. São Paulo. 2011. 188p. (disponível na livraria do Grupo Espírita Casa do Caminho, fone: 11- 2348-2230).

(*) Colaborador do Grupo Espírita Casa do Caminho, São Paulo; ex-presidente da USE-SP e da FEB.